Tive Covid. Posso voltar a praticar exercícios físicos?



Muitas pessoas que praticavam exercícios físicos antes de contrair a Covid-19 estão com dúvida se podem ou não retornar aos treinos. Como o comprometimento cardíaco tem sido descrito como complicação frequente na COVID-19, isso representa um alerta para a necessidade de investigação de lesões miocárdicas, especialmente miocardite, nos indivíduos acometidos pela doença.


Dados iniciais relatam alterações eletrocardiográficas, níveis de troponina detectável e achados anormais em ressonância magnética cardíaca até cerca de 70 dias após o diagnóstico da doença, que não se correlacionaram necessariamente com a gravidade do quadro clínico apresentado.


Apesar de ainda não sabermos o real significado de tais achados, devemos considerar a possibilidade de que possam representar um substrato arritmogênico durante o esforço, aumentando o risco de morte súbita em esportistas e atletas.


Desta forma, torna-se essencial realizar uma avaliação pré-participação cardiológica antes do retorno à prática de exercícios e esportes.

Seguem os fluxogramas de avaliação pré-participação pós covid-19 da Sociedade Brasileira de Cardiologia.






Vale ressaltar que várias sociedades médicas tem proposto fluxogramas com diferentes abordagens.




Cuide de você, cuide do seu coração, tenha um cardiologista de confiança.


Dra. Kécia Amorim

Médica Cardiologista

CRM GO 13874

RQE 10821




AGENDE UMA CONSULTA

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo