Musculação para controlar a pressão arterial

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que os pacientes hipertensos não deveriam fazer musculação. Atualmente, sabe-se que a atividade é também recomendada para quem tem pressão alta, porque ajuda no controle da pressão arterial.
Apesar de a musculação ajudar a manter a pressão arterial sob controle, a prática só deverá ser iniciada se a hipertensão estiver controlada.
Pacientes com níveis de pressão acima de 180x110mmHg não deverão iniciar os exercícios de musculação.
Uma boa opção para o tratamento da pressão alta é combinar a musculação com exercícios aeróbicos, como recomenda a Diretriz Brasileira de Hipertensão 2020.
Aeróbicos como natação, corrida e tênis, e na academia, esteira, bicicleta e transport, um equipamento que simula movimentos parecidos com a esteira e ajuda a perder peso sem causar tanto impacto nos joelhos, são boas opções. 150 minutos por semana ou seja, 30 minutos por dia cinco vezes por semana.
Musculação - resistido dinâmico: 8 a 10 exercícios para os principais grupos musculares, 1 a 3 séries, 50 a 80% de 1 RM (repetição máxima).
Resistido isométrico - Exercício de handgrip (preensão de mão) unilateral ou 1 perna, 4 séries, 2 minutos de contração isométrica, 30% da contração voluntária máximo (CVM), 2-3 min de pausa entre as séries.
Cuide de você, cuide do seu coração, tenha um cardiologista de confiança.
Dra. Kécia Amorim
Médica Cardiologista
CRM GO 13874
RQE 10821