Musculação para controlar a pressão arterial



Até pouco tempo atrás, acreditava-se que os pacientes hipertensos não deveriam fazer musculação. Atualmente, sabe-se que a atividade é também recomendada para quem tem pressão alta, porque ajuda no controle da pressão arterial.


Apesar de a musculação ajudar a manter a pressão arterial sob controle, a prática só deverá ser iniciada se a hipertensão estiver controlada.


Pacientes com níveis de pressão acima de 180x110mmHg não deverão iniciar os exercícios de musculação.

Uma boa opção para o tratamento da pressão alta é combinar a musculação com exercícios aeróbicos, como recomenda a Diretriz Brasileira de Hipertensão 2020.


Aeróbicos como natação, corrida e tênis, e na academia, esteira, bicicleta e transport, um equipamento que simula movimentos parecidos com a esteira e ajuda a perder peso sem causar tanto impacto nos joelhos, são boas opções. 150 minutos por semana ou seja, 30 minutos por dia cinco vezes por semana.


Musculação - resistido dinâmico: 8 a 10 exercícios para os principais grupos musculares, 1 a 3 séries, 50 a 80% de 1 RM (repetição máxima).


Resistido isométrico - Exercício de handgrip (preensão de mão) unilateral ou 1 perna, 4 séries, 2 minutos de contração isométrica, 30% da contração voluntária máximo (CVM), 2-3 min de pausa entre as séries.





Cuide de você, cuide do seu coração, tenha um cardiologista de confiança.


Dra. Kécia Amorim

Médica Cardiologista

CRM GO 13874

RQE 10821






AGENDE UMA CONSULTA

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo