Diabetes causa doenças no coração?



O Diabetes é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como: infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e entupimento das artérias. O risco de um diabético sofrer um infarto chega a 40% a mais nos homens e 50% a mais nas mulheres. Quando a doença se instala potencializa outras condições de risco, como a pressão alta e o colesterol elevado.


O diabetes tipo II oferece mais chances para o aparecimento de doenças cardiovasculares. A má alimentação, falta de atividade física regular e de acompanhamento médico adequado são hábitos que devem ser modificados.


Cuidados dietéticos protegem o pâncreas e assim não esgota precocemente a sua capacidade de produção de insulina.


Embora o diabetes tipo I seja menos frequente e ocorra na infância ou na adolescência, a enfermidade está associada a um problema imunológico – quando o organismo não funciona corretamente e também oferece riscos para o coração.


Em pessoas com diabetes, a orientação ajuda a reduzir a gordura abdominal e a controlar melhor os níveis de pressão arterial, colesterol e glicose, diminuindo os riscos de infarto e de AVC.


Já os que não desenvolveram nenhum fator de risco sabem: boa alimentação e exercício físico regular podem manter o diabetes bem longe.

Aprendemos na faculdade que quem tem diabetes até que prove o contrário tem problema de coração! Por isso, todo paciente diabético precisa do seu cardiologista de confiança!




Cuide de você, cuide do seu coração, tenha um cardiologista de confiança.


Dra. Kécia Amorim

Médica Cardiologista

CRM GO 13874

RQE 10821



AGENDE UMA CONSULTA

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo